quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

O que é?



A alergia é uma resposta do organismo dada quando esse entra em contato com determinadas substâncias que acionam o sistema imunológico e o faz produzir grande quantidade de anticorpos, mais especificamente imunoglobulina. Ao entrar em contato com o alérgeno a imunoglobulina se prende a ele liberando histamina e provocando reações maléficas ao organismo.
Os alérgenos podem causar espirros, obstrução nasal, coriza, tosse seca, prurido nos olhos, nariz e garganta, lacrimejação, erupção cutânea, urticária, inchaço nos lábios e olhos, falta de ar, diminuição da pressão, vasodilatação total, broncoespasmos, contrações uterinas e gastrointestinais e urticárias por causa das substâncias químicas que liberam no sangue. Ainda pode em grandes proporções provocar choque anafilático que rapidamente diminui o diâmetro das vias aéreas podendo levar à morte.

Existem pessoas que tendem a ser alérgicos, essa tendência pode ser detectada a partir do cordão umbilical que contém anticorpos IgE. O procedimento de detecção desse anticorpo pode prevenir o desenvolvimento da alergia e ainda a asma brônquica provocada por essa.

O tratamento da alergia depende do seu grau de manifestação. A alergia aguda, quando ainda se percebe os sintomas, é combatida utilizando antihistamínicos e corticóides. Já na fase crônica, o tratamento é feito com utilização do alérgeno em formas crescentes, ou seja, são aplicadas doses mínimas do alérgeno e continuamente são inseridas tais doses que são maiores a cada aplicação para que seja produzida imunoglobulina G em grande quantidade.

Nenhum comentário: